No contexto económico atual, a necessidade de as empresas se focarem no seu core business é cada vez mais importante. É neste cenário que a contratação externa de serviços de informática surge como uma opção fundamental para que as empresas possam aumentar os seus níveis de eficácia financeira e operacional.
No entanto, delegar a gestão deste serviço numa empresa terceira é um passo que exige uma preparação rigorosa de modo a evitar problemas no futuro e tirar o máximo partido dos benefícios do outsourcing.
Apresentamos-lhe de seguida cinco dicas que o vão ajudar a escolher o seu parceiro de TI de forma segura e tranquila.
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1. Defina bem as necessidades da sua empresa
Antes de avançar com um processo de outsourcing de informática é imprescindível que a sua empresa tenha uma abordagem estratégica para a área tecnológica claramente definida. Este plano deve avaliar as necessidades e objetivos da empresa nesta área, tanta no curto como no médio e longo prazo, e refletir sobre a forma como a equipa contratada pode contribuir de forma positiva para que consiga atingi-los.
2. Analise as diversas opções disponíveis no mercado
Não escolha com pressa. Analise com calma as competências técnicas e expertise das várias empresas de outsourcing de informática que está a considerar e cruze essa informação com as necessidades da sua organização. Não deixe também de investigar a reputação das várias empresas no mercado para garantir que seleciona um parceiro capaz de assegurar qualidade, mas também continuidade de serviço.
3. Avalie de forma ampla o custo/benefício do outsourcing
Quando se pensa em outsourcing pensa-se quase sempre na redução de custos para a empresa. No entanto, este não deve ser o único elemento a ter em conta num processo de terceirização. Embora seja verdade que a contratação externa deste tipo de serviços pode ajudar a controlar os custos fixos da sua empresa, é importante juntar ainda a esta equação o valor e os benefícios de trabalhar com uma equipa altamente especializada e sempre atualizada.
4. Defina claramente os níveis de serviço pretendidos
Os níveis de serviço (na sigla em inglês, SLA – Service Level Agreement) são a base de qualquer contrato de outsourcing, tanto de TI como noutras áreas. Definem os indicadores que permitirão avaliar a qualidade dos serviços prestados e é importante que integrem métricas quantitativas e qualitativas. Um SLA claro tem ainda a vantagem de permitir o alinhamento das equipas — do cliente e do prestador de serviços — reduzindo consideravelmente o risco de falhas.
5. Garanta que a empresa contratada está preparada para a gestão do risco e compliance
Informe-se acerca do nível de conhecimento que a empresa fornecedora tem acerca da sua área de negócio. Além de assegurar corretamente os serviços contratados, se a empresa escolhida dominar bem o seu setor de atuação poderá mais facilmente ajudá-lo a cumprir as normas e regras vigentes no mercado, contribuindo para o desempenho do seu negócio.
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