A operação portuguesa de auditoria e revisão de contas implantou uma plataforma de gestão unificada contra ameaças, além de software de cifra e outras medidas com assistência da Compuworks.
A subsidiária da Grant Thornton & Associados, em Portugal, adotou uma série de medidas e equipamento para reforçar os seus sistemas de cibersegurança, num projeto de dois meses conduzidos pela Compuworks. A iniciativa enquadrou-se no contexto das novas diretrizes de segurança da informação determinadas pela administração central da empresa de auditoria e revisão de contas, para maior protecção da privacidade e dados confidenciais dos seus clientes.
Foram abrangidos três escritórios, com os testes de intrusão e a segurança a incidirem em todos os equipamentos móveis, num plano com várias fases. O projeto incluiu a instalação de software de cifra e uniformização de sistema operativo em todos os postos de trabalho e o recurso a cinco servidores virtuais.
A Compuworks instalou um sistema de Unified Threat Managment além de um antivírus para garantir maior segurança, além de um novo servidor para a virtualização de todos os serviços. Adicionalmente, implantou uma solução de Exchange Server para a gestão da plataforma de emails e procedeu à encriptação da informação e à realização de backups locais e fora das instalações.
O conjunto de medidas envolveu ainda a instalação de software para a monitorização e gestão da rede, além do reforço da proteção da mesma. O sistema foi depois alvo de auditoria de segurança por parte de uma entidade externa.
«O papel da Compuworks passa por ser nosso parceiro tanto na apresentação de soluções como na implementação das mesmas, sem causar disrupções significativas no nosso trabalho e servirem como interlocutores com os fabricantes de soluções quando se trata de conversas muito técnicas»
explica Pedro Lisboa Nunes, partner da Grant Thornton & Associados.
Segundo um comunicado todo o projeto resultou em estabilidade do sistema devido à utilização de software genuíno de fabricantes autorizados.
O tempo de espera para a resolução de problemas informáticos também diminuiu.
Leia a notícia original no Computerworld.