No contexto económico atual, a necessidade de as empresas se focarem no seu core business é cada vez mais importante. É neste cenário que a contratação externa de serviços de informática, nomeadamente técnicos de informática em regime de outsourcing, surge como uma opção fundamental para que as empresas possam aumentar os seus níveis de eficácia financeira e operacional.
No entanto, delegar a gestão deste serviço numa empresa terceira é um passo que exige uma preparação rigorosa de modo a evitar problemas no futuro e tirar o máximo partido dos benefícios do outsourcing de técnicos de informática.
Apresentamos-lhe de seguida cinco dicas que o vão ajudar a escolher o seu parceiro de Tecnologias de Informação de forma segura e tranquila.
Saiba mais sobre Outsourcing de TI com o nosso Ebook Gratuito >
1. Defina bem as necessidades da sua empresa
Antes de avançar com um processo de outsourcing de informática é imprescindível que a sua empresa tenha uma abordagem estratégica para a área tecnológica claramente definida. Este plano deve avaliar as necessidades e objetivos da empresa nesta área, tanta no curto como no médio e longo prazo, e refletir sobre a forma como a equipa contratada pode contribuir de forma positiva para que consiga atingi-los.
2. Analise as diversas opções disponíveis no mercado
Não escolha com pressa. Analise com calma as competências técnicas e expertise das várias empresas de outsourcing de informática que está a considerar e cruze essa informação com as necessidades da sua organização. Não deixe também de investigar a reputação das várias empresas no mercado para garantir que seleciona um parceiro capaz de assegurar qualidade, mas também continuidade de serviço.
3. Avalie de forma ampla o custo/benefício do outsourcing de Informática
Quando se pensa em outsourcing pensa-se quase sempre na redução de custos para a empresa. No entanto, este não deve ser o único elemento a ter em conta num processo de terceirização. Embora seja verdade que a contratação externa deste tipo de serviços pode ajudar a controlar os custos fixos da sua empresa, é importante juntar ainda a esta equação o valor e os benefícios de trabalhar com uma equipa altamente especializada e sempre atualizada.
4. Defina claramente os níveis de serviço pretendidos
Os níveis de serviço (na sigla em inglês, SLA – Service Level Agreement) são a base de qualquer contrato de outsourcing, tanto de TI como noutras áreas. Definem os indicadores que permitirão avaliar a qualidade dos serviços prestados e é importante que integrem métricas quantitativas e qualitativas. Um SLA claro tem ainda a vantagem de permitir o alinhamento das equipas — do cliente e do prestador de serviços — reduzindo consideravelmente o risco de falhas.
5. Garanta que a empresa contratada está preparada para a gestão do risco e compliance
Informe-se acerca do nível de conhecimento que a empresa fornecedora tem acerca da sua área de negócio. Além de assegurar corretamente os serviços contratados, se a empresa escolhida dominar bem o seu setor de atuação poderá mais facilmente ajudá-lo a cumprir as normas e regras vigentes no mercado, contribuindo para o desempenho do seu negócio.
Quer saber mais sobre como avançar com um processo de outsourcing de informática na sua empresa? Faça download do nosso ebook gratuito sobre outsourcing de TI.
A Compuworks está também disponível para reunir-se com o CIO e CFO da sua empresa e ajudá-los no processo de definição das melhores opções para um outsourcing de TI a 360 º.