Saiba tudo sobre o Outsourcing de Informática

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O outsourcing é cada vez mais um serviço procurado por parte das empresas que pretendem aumentar os seus níveis de eficácia financeira, mas também operacional. Como tal é uma área onde a Compuworks tem apostado, fornecendo aos seus clientes uma equipa especializada. Conheça as mais-valias que este serviço poderá ter numa empresa.

 

Serviço de Outsourcing da Compuworks VS Contratação directa de um funcionário

 

 

Serviço Outsourcing 

Contratação de um Funcionário

Serviço 12 meses por ano
Apenas 11 meses, pois tem 1 mês de férias
Substituição caso fique de baixa
Fica sem serviço em caso de baixa
Termino de contrato sem indemnizações
Termino de contrato com indemnizações
Custo variável
Custo fixo
Pode mudar de perfil ou recurso sem custos adicionais
Para mudar de perfil ou recurso terá de despedir e voltar a contratar
Sem custos de processo de contratação
Com custos de contratação
Se o recurso de despedir será substituído de imediato
Se o recurso se despedir terá que fazer todo o processo de recrutamento
Custos de impostos e processuais estão incluídos
Processamento de salário, impostos e outros processos serão efectuados pela empresa
Custos de máquina de trabalho, licenciamento de software, telemóvel e mensalidade incluídos
Será mais um computador, licenciamento de software, mensalidade de telemóvel e custos de telemóvel suportados pela empresa
Formação contínua incluída
Formação será um aspecto que a empresa deverá proporcionar por forma a não ter um recurso ultrapassado
A gestão do recurso será feita de forma tripartida de modo a que a empresa se concentre ao máximo no seu negócio
Mais um recurso para gerir, não permitindo que tenha mais tempo para se focar no seu negócio
Terá um apoio sénior para discutir novas formas de evoluir o seu negócio ao nível de tecnologias
Um recurso sénior para discutir a evolução do negócio tem um custo alto, bem como não está motivado para fazer tarefas menos qualificadas necessárias no dia-a-dia
Um departamento comercial ao dispor para ajudar a empresa nas aquisições de material e licenciamento
Os técnicos não estão familiarizados com os requisitos comerciais de licenciamento e hardware, pelo que consumirão muito tempo para se familiarizarem com esta área
Um parceiro sempre motivado em manter um cliente
Um colaborador que necessita de ser motivado
Proteção assegurada por um contrato comercial que se estende para além do fim contratual e com cláusulas à medida
Proteção ao abrigo de um contrato de trabalho que geralmente pouco protege as empresas e que termina no dia de cessação
Principais benefícios com a contratação de Outsourcing TI:
  • Redução de custos e investimentos em TI
  • Aumento da qualidade e produtividade
  • Técnicos mais credenciados e atualizados face às novidades tecnológicas e desafios
  • Melhoria dos níveis de serviço
  • Suporte técnico especializado e interrupto
  • Foco no negócio
Principais aspetos que deve ter em conta quando contratar serviços de Outsourcing TI:
  • Escolher um parceiro que entenda os objetivos e metas da organização por forma a prestar um serviço e aconselhamento adequado
  • Definir o âmbito da contração e expetativas
  • Definir níveis de serviço
  • Reuniões periódicas entre o fornecedor e cliente por forma verificar a qualidade de serviço e eventuais melhorias e oportunidades
  • Existência de uma reunião anual para kick-off do ano, bem como qual o plano de trabalho anual
  • Definição de um bom contrato no início da relação
  • Certificar-se que no contrato existe a possibilidade de troca do recurso sempre que este não esteja a prestar um bom serviço
  • Certificar-se no serviço está incluído o acompanhamento de um técnico sénior sempre que haja alguma necessidade de conhecimentos mais aprofundados sobre alguma tecnologia ou suporte mais avançado