Técnicos de informática em outsourcing: o que têm as empresas a ganhar com isso?

Telefone
Contacte-nos Mail To Contactos Orçamento

Técnicos de informática em outsourcing

E se lhe dissessem que pode reduzir os custos da sua empresa e aumentar ao mesmo tempo os níveis de produtividade? São cenários que parecem incompatíveis, mas não se forem executados na área certa, da forma mais correta e com um parceiro de qualidade.

Neste caso específico referimo-nos à possibilidade de ter o departamento de TI assegurado por técnicos de informática em regime de outsourcing. As empresas que optam por este investimento gastam, em média, menos 9% com pessoal especializado em TI e conseguem ainda assim aumentar os níveis de produtividade em 15%.

Este cenário é o sonho de qualquer diretor financeiro e é também um cenário que beneficia a empresa como um todo. O outsourcing enquanto modelo de investimento nas empresas está a ficar cada vez mais popular, em diferentes setores de atividade, não só pelas vantagens já referidas, mas também por ser uma opção que ajuda a compensar algumas falhas de conhecimento técnico que existem dentro das organizações.

Uma empresa com técnicos de informática em outsourcing tem profissionais altamente especializados em todas as áreas, algo que nas empresas é difícil de encontrar, sobretudo em Portugal, cujo tecido empresarial é dominado por PME que só agora estão a abraçar o fenómeno da transformação digital.

As vantagens são claras e terá muito a ganhar se optar por um modelo em regime outsourcing. Vamos explicar-lhe porquê.

 

A qualidade não tem preço

É importante começar por desmistificar uma ideia que existe – não é por ver potencial num regime de outsourcing que precisa de substituir por completo o departamento informático na sua empresa. A contratação de técnicos de informática em regime de outsourcing pode ser a melhor solução quando precisa de colmatar uma necessidade muito específica e que no formato mais tradicional provavelmente obrigá-lo-ia a contratar alguém para essa posição ou procurar um técnico em regime de freelancer.

Tanto um como outro têm desvantagens – o primeiro não é economicamente viável e o segundo não dá as mesmas garantias de serviço. Ao optar pelo regime de outsourcing, sabe que terá uma empresa especializada a responder às suas necessidades e a cobrar-lhe menos.

Depois é preciso ter em conta que os técnicos de informática de uma empresa de outsourcing são pessoas com grande experiência na área e que já passaram por diversos projetos de implementação e desenvolvimento tecnológico. São profissionais com provas dadas no mercado e que já mostraram ser capazes de se adaptar a diferentes ambientes e timings de trabalho. Esta experiência sólida é importante na correta execução de um projeto e facilitar nesta opção pode ser um erro que mais tarde acabará por lhe sair mais caro.

Depois as garantias que são dadas pelas empresas de outsourcing são completamente diferentes, visto que esta é a sua área de especialidade. Mesmo que um técnico fique ausente, por motivos de força maior, a substituição desse técnico é feita de forma célere e sem qualquer custo acrescido, o que evita paragens indesejadas nas implementações tecnológicas.

Ou quando a implementação principal estiver concretizada, pode optar por dar oportunidade a um profissional júnior na área da manutenção, contribuindo para o aumento da sua experiência e para o entrosamento com a sua empresa caso venha a ser necessário em situações futuras.

 

Flexibilidade

Esta é provavelmente a palavra-chave e a maior das vantagens se optar por contratar técnicos de informática em regime de outsourcing. Pode colmatar necessidades específicas ou pode entregar por completo o seu departamento informático, pode ser apenas um trabalho de seis meses ou pode durar um par de anos, pode envolver os melhores profissionais sem que tenha de suportar os típicos encargos associados a estes perfis.

O regime de outsourcing dá total flexibilidade às empresas e flexibilidade é um fator que pode ser crítico num mercado que é cada vez mais competitivo e global. Além de poder adaptar o serviço às suas necessidades específicas, pode usar os recursos libertados para investir noutras áreas críticas para o crescimento do seu negócio.

 

Uma estratégia de TI bem pensada, bem executada e preparada pelos melhores profissionais disponíveis, é um passo de gigante para que a sua empresa fique mais forte e mais atrativa para os seus clientes.

subscreva-o-nosso-blog